Tui Na

Tui NaO Tui Na (Massoterapia Chinesa) é um sistema milenar de cura. Muitos dizem que é o sistema mais antigo de terapia chinês.

Estima-se que a Massoterapia Chinesa nasceu entre 4000 a.C e 3000 a.C graças a registros encontrados em ossos e cascos de tartaruga. O Tui Na é ancestral aos sistemas de massoterapia japoneses que são mais conhecidos no Brasil como o Shiatsu e o Am Ma.

História do Tui Na

Tui Na é um nome contemporâneo, anteriormente a massoterapia chinesa era conhecida como Ma Sha, Am Qiao, Am Mo e vários outros nomes.

O Nome Am Mo remete ao Am Ma japonês, isto porque quando a massoterapia chinesa foi exportada para o Japão, recebeu o nome de Am Ma.

Na dinastia Ming surgiram dois grandes livros que marcaram a Medicina Chinesa: O Clássico de Medicina Interna do Imperador Amarelo (Huan Di Nei Jing) e os 10 volumes de massoterapia de Huan Di e Qi Po (Huan Di Qi Po Am Mo Shi Juan). Infelizmente os volumes de massoterapia se perderam na história, porém há várias referências deste clássico no Huan Di Nei Jing.

A massoterapia chinesa nasceu na região central da China, isso pela grande quantidade de trabalhadores em plantações de arroz. Por ficarem expostos muito tempo a umidade, muitos sofriam de edemas e a forma mais eficaz para o tratamento era justamente uma terapia que usava recursos mecânicos para melhorar a circulação de Qi, sangue e líquidos corporais.

Um dos grandes marcos na evolução da Massoterapia Chinesa foi o nascimento de outra técnica conhecida como Xiao Er Tui Na (Tui Na para pessoas pequenas), ou simplesmente, Tui Na pediátrico. É uma técnica que exige muito estudo e é uma grande vantagem para o uso da Medicina Chinesa em crianças, principalmente ocidentais, por não se usar agulhas ou moxabustão.

Texto extraído do artigo: http://www.eusemfronteiras.com.br/voce-conhece-o-tui-na/