Acupuntura

Acupuntura-siteNa China, a acupuntura e moxabustão têm sido utilizados como procedimentos clínicos de rotina por milhares de anos. Acupuntura envolve o uso de agulhas finas para estimular áreas e pontos específicos do corpo, enquanto a moxabustão é a queima de moxa para proporcionar um efeito de aquecimento.

Acupuntura e moxabustão são consideradas formas complementares de tratamento e são comumente usados em conjunto. Eles têm sido amplamente adotados pelo público em geral por a sua ampla gama de aplicações, bons resultados e conveniência de uso.

Ferramentas antigas da acupuntura e moxabustão

A forma primitiva de acupuntura e moxabustão pode ser rastreada até a Idade da Pedra Chinês (4,0,00-10,000 anos atrás). Ao utilizar pedras quentes para se aquecer, os povos antigos perceberam que ao pressioná-los contra certas partes do corpo, aliviavam certas doenças.

Eles também descobriram que, usando agulhas de osso em um determinado local poderia aliviar a dor em outras áreas do corpo. Este conhecimento ajudou a estabelecer a teoria do sistema de canais e também criar instrumentos médicos de cura.

As primeiras ferramentas médicas eram normalmente feitas de pedra, conhecidas como “pedras bian” que não eram apenas para pressionar ou perfurar, mas também para a drenagem de pus e sangue. Mais tarde, com a invenção de técnicas de fundição de metal, os instrumentos de pedra bruta gradualmente deram lugar ao bronze, ferro, ouro e prata, e, finalmente, para agulhas de aço inoxidável de hoje.

De acordo com registros, acupuntura e moxabustão pertenciam a uma grande parte de todo o sistema médico durante o Período dos Reinos Combatentes (476-221 aC). Informações sobre o conceito do sistema de canais e terapia de agulhamento foram claramente mencionados no Huangdi Neijing (Clássico de Medicina do Imperador Amarelo), a mais antiga escrita médica concisa sobre medicina chinesa. Na segunda parte do livro, o Lingshu (O Pivô Espiritual), tem uma seção inteira dedicada ao uso da acupuntura e moxabustão. O Lingshu (O Pivô Espiritual) é considerado como “Canon de acupuntura”, que lançou as bases para o desenvolvimento posterior.

Fonte: http://www.shen-nong.com/eng/treatment/acupuncture_development.html